Ou qualquer trabalho acadêmico de forma organizada, leve e com apoio de uma profissional com experiência e afeto.
A mentoria é um trabalho em que oriento o estudante em qualquer etapa da sua escrita acadêmica, seja Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação ou Pós-graduação, Mestrado e Doutorado, em suas fases de elaboração, organização, estabelecimento de metodologia, planejamento da pesquisa (objetivos, pergunta de pesquisa, métodos, entre outros) e na escrita do texto final.
Como sou psicóloga, a ideia é poder olhar também para as questões psicológicas do processo, que as vezes é muito sofrido e afeta nossa saúde mental. Então, em alguns encontros podemos abordar somente esses processos psicológicos, como uma terapia focada no problema.
Os encontros são online e não têm periodicidade fixa, dependem da necessidade da pessoa.

*
07 dicas de como escolher um orientador para mestrado e doutorado
Você pode ter sido mordida pelo bichinho do desejo de fazer mestrado (ou doutorado), mas ainda acha que é algo distante e difícil de concretizar. Uma das primeiras barreiras é a escolha do orientador, pois muitas vezes não fazemos a menor ideia de quem está estudando o tema que nos interessa. Depois disso, precisamos que ele nos aceite como sua estudante. Não saber como percorrer esse caminho pode nos paralisar. Muitas vezes a gente subestima o papel do orientador dizendo “tanto faz, desde que eu esteja cursando meu mestrado/doutorado”, mas eu afirmo que um orientador ruim pode destruir sua saúde mental. Conheço pessoas que desistiram da pesquisa dos seus sonhos, pois o orientador foi abusivo. Isso sem falar nas pessoas que conseguem finalizar o estudo, porém em frangalhos, demorando anos para se reorganizarem emocionalmente. Tenho dezenas de exemplos tristes que poderia compartilhar com vocês (quem sabe no futuro?). Saber quem será seu orientador e conhecer um pouco dele pode te salvar de muitas encrencas. Além disso, sabia que quando você indica quem será seu orientador no processo seletivo, você tem mais chances de ser aprovada?
*
Depoimento de quem viveu a mentoria

“Tive a grata experiência de realizar a mentoria para escrita de um artigo e uma tese de doutorado com Jéssica Plácido. Nossos encontros foram sempre marcados por muito acolhimento, clareza e objetividade. Jéssica me ajudou a lidar de forma mais leve com o processo de produção acadêmica e integrar minhas emoções ao longo da experiência. Tecnicamente, Jéssica me ajudou a organizar e monitorar o cronograma de trabalho, além de dar dicas valiosas em cada etapa do processo para que o trabalho se concretizasse. Com a ajuda dela pude superar momentos críticos de bloqueio criativo e manter um ritmo constante de estudo e escrita. Se você precisa de ajuda para sair da ‘trava’ e quer desenvolver seu trabalho com fluidez, organização e mais segurança, pode contar com ela!”
A.M. – Fez mentoria para Tese de Doutorado entre 2021-2023
f

“Realizar a mentoria com Jéssica foi um processo bem mais completo do que uma orientação para desenvolver um projeto.
Inicialmente, ela me ajudou a entender se o que eu desejava era, de fato, fazer um mestrado. Após este momento, caminhamos juntas visando definir um objeto de pesquisa mais concreto, pois as ideias ainda estavam confusas em minha cabeça.
Posteriormente, Jéssica me encorajou a dar o primeiro passo: entrar em um grupo de pesquisa e também cursar uma disciplina como aluna especial. Somente depois desta caminhada iniciamos a elaboração do projeto. Jéssica “pegou em minha mão” e me direcionou item por item! Em cada reunião ela trazia novas contribuições e realizava ajustes, sempre de uma forma muito humana, considerando minha rotina e as demandas da vida, que não param!
Agradeço por todo o trabalho e empenho de Jéssica, pois se eu consegui passar na seleção devo muito a ela!”C..M – Fez mentoria para Projeto de Mestrado em 2022

“Comecei a participar da mentoria com a Profª Jéssica no mesmo semestre que iria apresentar meu TCC, lembro que estava desesperada com os tópicos e pesquisas que ainda faltavam. No primeiro encontro me surpreendi com a humanização e organização que foi levada o encontro. A todo momento a professora me perguntava se eram metas possíveis, se estava confortável com aquele texto, dentre outros pontos de suma importância. E percebi que os encontros e ajudas eram muito mais uma sistematização mental, a partir de metas e MUITO encorajamento sobre nossa escrita, em conjunto a conhecimentos dela vivenciados como pesquisadora. Sou muito grata à professora por me incentivar na escrita, mas principalmente por tornar esse espaço do trabalho de conclusão mais leve e prazeroso. Como disse nos meus agradecimentos, obrigada por perguntar como estou me sentindo antes de questionar quantas páginas escrevi.”
T.T – Fez mentoria para Trabalho de Conclusão de Curso em 2023
