“Vai se tratar, garota!”
“Você está precisando de terapia.”
“Procure uma psicóloga.”
Essas frases muitas vezes são ditas com intenção de invalidar uma pessoa, diminui-la, a colocar num lugar de adoecida ou incapaz. Como uma estratégia de autoproteção a gente evita a terapia, porque entende que ela está num lugar de demonstrar nossa fragilidade ou atestar a existência de nossas partes vulneráveis.

Precisando de terapia todas nós estamos, não tem um ser humano que esteja em condições de dizer o contrário. Mas te convido aqui a pensar que você MERECE fazer terapia.
Sabe aquele dia que a gente chega em casa, deita no sofá e pensa “eu mereço ver Netflix porque trabalhei muito”, “eu vou tomar aquele sorvete porque mereço” ou, ainda, “vou fazer essa viagem porque mereço SIM”?
Então, que tal pensar a terapia justamente nesse lugar de auto cuidado e merecimento?

Me consultar com minha psicóloga rotineiramente para mim é uma das coisas mais libertadoras que existe, é meu momento de crescimento pessoal e de autoconhecimento. E é justamente isso que tento transmitir pras pessoas no meu trabalho como Psicoterapeuta, que a terapia liberta! Liberta de crenças disfuncionais, liberta de padrões adoecedores, liberta do medo do julgamento alheio, liberta emoções mal interpretadas, liberta de relacionamentos tóxicos, liberta da ideia de insuficiência, liberta de comportamentos auto lesivos… Poderia passar dois dias escrevendo todas as libertações que a terapia pode te trazer. E é por isso que eu digo que todas nós merecemos esse investimento.
Todo meu esforço enquanto psicóloga é realizar um trabalho libertador para as meninas e mulheres que atendo e numa linguagem de afeto e gentileza. Não sei fazer diferente e, principalmente, não quero fazer diferente.


Deixe um comentário